Oito ensayos sobre cultura latino-americana e libertação
Portada y contraportada
Palavras Preliminares...5 [pp.5-8]
Prefacio...7
PARTE I
CULTURA, IDENTIDADE E AUTOCONSCIÊNCIA [pp.10-23]
Capítulo 1
- América Ibérica na História universal...11
Capítulo 2 [pp.25-63]
- Cultura, cultura latino-americana e cultura nacional...25
- 2.1. Civilização universal e cultura regional...25
- 2.1.1. Introdução...25
- 2.1.2. Civilização, sistema de instrumentos...27
- 2.1.3. Ethos, organismo de atitudes...29
- 2.1.4. Núcleo fundamental de valores...31
- 2.1.5. Estilo de vida e obras de arte...33
- 2.1.6. Tomada de consciência da própria cultura...35
- 2.1.7. O homem culto...36
- 2.1.8. Tomada de consciência da América Latina...37
- 2.2. Cultura latino-americana e cultura nacional...39
- 2.2.1. Sobre a origem de nossas nacionalidades...39
- 2.2.2. De nosso lugar na História universal...41
- 2.2.3. Sentido e contexto de nossas culturas nacionais...42
- 2.2.4. O núcleo de valores na América Latina...45
- 2.2.5. Do estudo do ethos latino-americano...48
- 2.2.6. Do estilo de vida de nosso continente...51
- 2.2.7. Sobre a cultura argentina...51
- 2.2.8. Esquema de evolução...53
- 2.2.9. O núcleo fundamental e a constelação de valores secundários argentinos...56
- 2.2.10. Como deverá ser analisado nosso ethos nacional...59
- 2.2.11. O estilo de vida, as obras de arte e palavras finais...61
Capítulo 3 [pp.65-94]
- Para uma filosofia da cultura, civilização, núcleo de valores, ethos e estilo de vida...65
- 3.1. Apresentação...65
- 3.1.1. Meio animal e mundo cultural...66
- 3.1.2. Passagem à transcendência...67
- 3.1.3. Civilização, sistema de instrumentos...69
- 3.1.4. Núcleo objetivo de valores ou valor do mundo...71
- 3.1.5. Ethos ou sistema de atitudes...73
- 3.1.6. Estilo de vida e descrição da cultura...74
- 3.1.7. Tomada de consciência da própria cultura...75
- 3.1.8. O homem culto...76
- 3.1.9. Tomada de consciência da América Latina...77
- 3.2. As culturas indo-européias e semitasa Proto-História latino-americana...79
- 3.2.1. Os três níveis interpretativos da História universal...79
- 3.2.2. Os indo-europeus...81
- Dualismo antropológico...82
- Dualismo moral...82
- A-historicismo...83
- Dualismo ôntico ou monismo transcendente...84
- Novas conclusões éticas...85
- 3.2.3. Os semitas...85
- Antropologia unitária e bipolaridade intersubjetiva...86
- O ethos da liberdade...87
- A perfeição como "compromisso"...88
- A consciência histórica...89
- 3.3. Diálogo posterior às duas primeiras conferencias...91
- 3.3.1. O que é autoconsciência?...91
- 3.3.2. Esta exposição não é um tanto unilateral, tentando manifestar um pensamento helênico ou semita quimicamente puro?...93
- 3.3.3. Os indo-europeus são uma raça?...93
- 3.3.4. Por que, segundo estas hipóteses, se impôs a cosmovisão semita do mundo?...94
Capítulo 4 [pp.95-110]
- A cultura popular religiosa latino-americana...95
- 4.1. Introdução...95
- 4.2. Somos entes mundanos...97
- 4.3. Conclusões...108
Capítulo 5 [pp.111-117]
- Estética e ser...111
PARTE II
CULTURA POPULAR E LIBERTAÇÃO [pp.120-152]
Capítulo 6
- Cultura imperial, cultura ilustrada e libertação da cultura popular...121
- 6.1. Dependência cultural...122
- 6.1.1. Urna história a ser interpretada...123
- 6.1.2. Desenvolvimentismo e independencia...126
- 6.1.3. Dependência cultural: centro dominante, oligarquia e cultura popular...131
- 6.1.3.1. A noção de povo...135
- 6.2. Ciência, cientificismo e política...140
- 6.2.1. Condicionamento político da Ciencia...140
- 6.3. Criação e libertação da cultura popular...143
- 6.3.1. O povo pobre e a cultura criada...144
- 6.4. Projeto de libertação cultural...148
Capítulo 7 [pp.153-170]
- A arte do oprimido na América Latina (Hipótese para caracterizar uma estética da libertação)...153
- 7.1. Estatuto "econômico" da eucaristía...153
- 7.2. Uma "teologia da produção"?...155
- 7.3. Produção, arte e classes sociais...157
- 7.4. Arte religiosa e classes oprimidas na América Latina...159
- 7.4.1. "Quezalcóatl-Tonantzin" como símbolo das classes dominadas...159
- 7.4.2. "São Tomé apóstolo – Virgem de Guadalupe" como símbolo de libertação dos crioulos oprimidos...161
- 7.5. Alguns exemplos de arte religiosa dos oprimidos...164
- 7.6. Estética do povo oprimido como arte de libertação...168
Capítulo 8 [pp.171-231]
- Cultura latinoamericana e filosofia da libertação (Cultura popular revolucionária, além do populismo e do dogmatismo)...171
- 8.1. Posições críticas alcançadas...171
- 8.1.1. Ultrapassagem dos limites estreitos...173
- 8.1.2. A partir das culturas ameríndias...181
- 8.1.3. A partir da Proto-História cultural...183
- 8.1.4. História cultural latino-americana...186
- 8.2. Descrição da "cultura em geral"...191
- 8.2.1. O trabalho: determinação essencial da cultura...192
- 8.2.2. Poiésis material...193
- 8.2.3. Poiésis simbólica...195
- 8.2.4. Síntese dialética: modos ou estilos de vida (ethos)...196
- 8.3. Contradições concretas das culturas...198
- 8.3.1. Cultura burguesa –cultura do trabalhador...198
- 8.3.2. Cultura dos países do centro–cultura dos países periféricos...204
- 8.4. Cultura popular revolucionária...220
- 8.4.1. A quem se deve derrotar...221
- 8.4.2. O povo como "sujeito histórico" da cultura revolucionária...223
- 8.4.3. Projeto de libertação cultural...226
- 8.4.4. Algumas características da cultura popular revolucionária...227
- 8.5. Conclusões...229
Portada y contraportada
[pp.5-8]
[pp.10-23]
[pp.25-63]
[pp.65-94]
[pp.95-110]
[pp.111-117]
[pp.120-152]
[pp.153-170]
[pp.171-231]
Índice