.
Enviado por Mutirão Abaporu
Sábado, 25 de Novembro de 2000 00:52

O que é uma rede de trocas?

É uma organização que promove o intercâmbio de produtos e serviços entre as pessoas, onde se privilegiam os valores humanos e sociais sobre a especulação e as condições materiais.

As redes de trocas solidárias são formadas por Mutirões, que podem ser encontrados em diferentes bairros e cidades do país. Lá as pessoas se reúnem a fim de   adquirir produtos e serviços sem a intervenção do dinheiro e sim por meio da troca recíproca entre seus participantes.

Para viabilizar trocas mais complexas foi criada a moeda social, que eqüivale a uma hora de trabalho manual ou intelectual. O nome desta moeda vária de mutirão para mutirão. Na Austrália ela se chama “DINHEIRO VERDE”, na Inglaterra, ela se chama LETS, na França, SEL, nos Estados Unidos e Canadá, HOURS, no México é TRALOC e BOJA, na Argentina, CRÉDITO, no Brasil, Rio de Janeiro se chama TUPI e São Paulo se chama BÔNUS e etc.

A moeda social não é um sistema alternativo e sim complementar à economia. Ela é produzida, distribuída e controlada pelo seus usuários. Por isso, o valor dela não está nela própria, mas no trabalho que vamos fazer para produzir bens, serviços, saberes e depois trocar   com o resultado do trabalho dos outros. A moeda enquanto tal não tem valor, até que comecemos a trocar trabalho com trabalho. Aí então, ela vai servir de mediadora destas trocas. Ela é diferente também porque a ela não está ligada nenhuma taxa de juros. Por isso não interessa a ninguém guarda-la, entesoura-la. Interessa, sim troca-la continuamente por bens e serviços que venham responder às nossas necessidades. Esta moeda será sempre um meio, nunca um fim. Não será inflacionaria nem jamais poderá ser usada para especulação.

As Redes de Trocas Solidárias, além de contribuir para satisfazer diversos tipos de necessidades, proporciona a muitas pessoas a possibilidade de recuperar o potencial de trabalho perdido, estreitar laços de amizades e a capacidade de gerar trabalhos compartilhados com pessoas de condições parecidas e diferentes. Desta forma permite elevar a autoestima e os verdadeiros valores e capacidades humanas, que são excluídos pelos processos de marginalização social.

O que é o Mutirão Abaporu?

É uma rede de trocas solidárias onde seus participantes poderão trocar seus produtos e serviços através de e-mail. Que pode ser textos, imagens, músicas, poesias ou qualquer coisa que possa ser enviada usando a Internet.

O nome “Abaporu”, significa “Homem que Come”, é o quadro de Tarsila do Amaral (1929). Foi ele que deu origem ao Movimento Antropofagico, vanguarda brasileira da década de 20. Tinha como lideres a própria Tarsila e os escritores Oswald de Andrade e Raul Bopp. Eles propunham a antropofagia, isto é, na assimilação de todas as influências estrangeiras - que vão da colonização à absorção das vanguardas artísticas européias - e na sua digestão, para que assim saiamos da “cópia”, da “tradução” e passamos criar e recriar a nossa história, a nossa cultura. Uma história e uma cultura cujo caráter “tupiniquim”, primitivista, pode fornecer à velha Europa um pouco de liberdade, alegria, um pouco de utopia...

E é isso que o mutirão Abaporu pretende fazer. Ele que “devorar” todas      as produções e influências que VOCÊS tem para trocar. Para nascer uma cultura cuja a origem seja nossa e tenha valores humanos no objetivo de responder questões desse novo milênio.

O Mutirão Abaporu enviará periodicamente:      - As datas e locais das feiras dos outros mutirões; - As datas e locais de eventos diversos; - Os contatos das pessoas que prestam serviços;   e - Outros mais...

Para se inscrever no Mutirão Abaporu:
- Pelo endereço:   http://www.grupos.com.br/grupos/abaporu clicar na opção ASSINAR no final da página

PARTICIPE COM MUITA FOME

 

.